sábado, 9 de outubro de 2010

Sobre Os Links Citados

O leitor de primeira viagem talvez possa conhecer pouco sobre o assunto abordado aqui. Dessa forma, explico as ligações escolhidas para esse distro. Isso não significa que eu só recomendaria essas. Tem gente muito boa além dessas. Mas por preguiça de adicionar mais recomendações, por conservadorismo de não trocar as antigas, e por razões numéricas, as seguintes estão listadas:

Cenário Econômico/Economic Scenario

A View From The Trenches: Análise argentino Austríaco Martin Sibleu. Contém explicações com desenhos contábeis.

Acting Man: Análise diária do Austríaco Pater Tenebrarum. Must read.

Brazilian Bubble: Análise bearish da economia brasileira.

Calculated Risk: Gráficos gratuitos sobre a economia americana.

Clube de Vienna: Consltoria brasileira de investimentos financeiros da qual participo. Seus sócios são Austríacos ou simpatizantes. Carteiras acima do CDI e IBOVESPA.

FT Alphaville: Blog de finanças do Financial Times. Diversos colaboradores deixam transparecer sua participação no Zero Hedge.

Michael Pollaro: Base de dados com a Oferta Monetária Austríaca para as economias desenvolvidas.

O Ponto Base: Análise de Helio Beltrão (Mises Brasil), Fernando Ulrich (Mises Brasil) e Jonas Fagá (Ex Clube de Vienna).

Sober Look: Blog interessante com gráficos e fatos pertinentes.

Zero Hedge: Análise independente constante. Sarcasmo, bearishness e um pouco de exagero. Must read.


Institutos e Distros / Institutes And Distros

Alliance Of The Libertarian Left: Os left-libs não deixam de ser libertários tradicionais. Todos defendem a não iniciação de agressão. Só que eles defendem isso e mais algumas coisas. Preocupam-se também com questões não oficialmente institucionalizadas, como racismo, homofobia, e autoritarismo informal em geral. Também tendem a perceber o Estado como uma máquina de redistribuição dos pobres para os ricos, o que lhes coloca contra as defesas ingênuas do status quo comparado a um livre mercado. Também são contra mudanças via política. Tendem a ser agoristas.

Atlas Sound Money Project: A Atlas Foundation é ligada a ala do movimento libertário norte-americano financiada pelos bilionários irmãos Koch, que controla o CATO Institute e o departamento de economia da George Mason University. Aqui temos artigos sobre a necessidade de separação entre moeda e estado, vindos de todas as fontes relevantes.

CATO Unbound: O CATO Institute é um dos dois principais think-tanks libertários nos EUA, rivalizando com o Mises Institute. Eles tentam influenciar o políticos diretamente em Washington. Seguem uma linha menos radical que a do Mises Institute: tendem a ser minarquistas (embora haja anarquistas em suas fileiras), enfatizam a importância das restrições constitucionais, dos problemas relacionados aos incentivos de mercado x incentivos dos governantes (public choice theory), e não tendem a ser jusnaturalistas. Aqui nesse link eles promovem debates sobre temas específicos.

Center For A Stateless Society: Think-Tank organizado dos left-libertarians. Publicam alguns estudos teóricos e "produzem" pequenos textos a serem publicados em jornais.

Centro Por Uma Sociedade Sem Estado: Traduções do link acima.

Cobden Centre: Um think-tank inglês pró liberdade monetária. Seu frontman, Toby Baxendale, recentemente vem tentando uma reforma monetária na Inglaterra,

Independent Review: O Independent Institute é um think-tank liberal-clássico/libertário. Aqui temos o periódico deles.

Instituto Liberal: Think-Tank liberal-clássico nacional.

Instituto Mises Brasil: Think-Tank libertário nacional. Segue fielmente a linha do gringo, anarquismo de mercado mais economia Austríaca.

Instituto Mises Portugal: Como diria Helio Beltrão, mais uma perna da estrela-do-mar. Mais um dos diversos Mises que vem surgindo no planeta.

Invisible Molotov: Distro do pessoal left-lib. Fazem umas capinhas bacanas.

Libertários: Partido Libertário Brasileiro.

Liberty Fund Library: Biblioteca online sobre livre-mercado.

Libertyzine: Rapaz que foi um dos pioneiros na tradução recente de textos libertários. O distro do cara é bom, acesse.

Mises Daily Español: Tradução para Español dos artigos diários do Mises Institute.

Mises Institute: Talvez o think-tank de vanguarda do libertarianismo e economia Austríaca nos EUA, fundado por Rothbard e Lew Rockwell. Terabytes de biblioteca, artigos diários e mídia. Estabeleceram uma linha bem definida no movimento: anarquismo de mercado jusnaturalista, sistema bancário sem reservas bancárias fracionárias e menosprezo do "problema do conhecimento" Hayekiano. Não compartilham das preocupações dos left-libs, e em alguns momentos beiram o conservadorismo social.

Molinari Institute: Think-Tank organizado por Roderick Long. É uma grande compilação de textos sobre anarquismo de mercado e autores relacionados.

Ordem Livre: Think-Tank libertário nacional que segue mais ou menos a linha do CATO. Na prática é uma filial do CATO (mais precisamente da Atlas Foundation).

Portal Libertarianismo: Iniciativa nacional para divulgar o pensamento de livre-mercado.

The Freeman: Periódico da turma mais ligada ao CATO e economistas da George Mason University. Editada pelo competente Sheldon Richman.


Opiniões Interessantes / Interesting Opinions

Bleeding Heart Libertarians: Novo blog coletivo de alguns left-libertarians. Quem é oldschool vai se lembrar do "The Art Of The Possible".

Coordination Problem: Blog dos economistas da tradição "George Mason" da Escola Austríaca. Defendem reservas bancárias fracionárias, teoria do "equilíbrio monetário", estudam o "problema do conhecimento" Hayekiano e enfatizam a importância das instituições. Nos últimos pontos, abordagem complementar a do "Mises Institute", IMO. Peter Boettke, Steve Horwitz e outros sempre estão por aqui.

Claudio Shikida: Professor livre-mercadista do IBMEC-MG, se não me engano. Seu blog sempre tem ótimas dicas.

Jesús Huerta de Soto: Proeminente economista español da Escola Austríaca. Seu livro Money, Bank Credit And Economic Cycles deveria ser leitura obrigatória em qualquer lugar que se arrogue a tarefa de ensinar economia.

Lew Rockwell: Presidente fundador do Mises Institute. Rothbardiano ortodoxo. É católico. Anti-war, anti-FED, pro-market.

Libertarian Left Blogs: Agregador de blogs dos left-libs.

Mutualismo: Mutualistas e left-libs de lengua española.

Ordem Natural: Hoppeano português. Vai sempre direto ao ponto.

Patri Friedman: Presidente e fundador do Seasteading Institute, organização que pretende construir cidades aquáticas e possibilitar aos seus habitantes fugirem dos governos atuais (sempre por uma taxa simbólica, claro). Segue a linha de que o estado-nação é uma forma de tecnologia obsoleta e ineficiente a ser substituída.

Per Bylund: Libertário e economista sueco. Escrevia uns negócios legais.

Selva Brasilis: Conservador engraçadíssimo. Gosta de colocar uma jeba-tridimensional-voadora no rabo petista, das vagabas brasileira, dos picaretas de finanças e dos políticos nordestinos.

Vento Sueste: Um ex-trotskista meio left-lib e um libertário padrão Mises Institute dividem espaço direto de Portugal.

3 comentários:

  1. >O seu "blog"/distro/seja-lá-o-que-for é muito legal! Muitos textos interessantes, mesmo que minha posição seja meio diferente da sua...Acho que isso não bate muito com o propósito do site (é entre anarquismo individualista e escola austríaca, certo?), mas se vc pudesse me ajudar com algumas coisas:1) Conhece alguma introdução "homeopática" (que não irrite muito, do ponto de vista de um cara meio de "centro-direita") a Marx, algo que não seja nem muito pró-marxista, nem muito contra, e nem uma besteira superficial?2) Já ouviu falar em G.L.S. Shackle? É um cara que "partiu de premissas austríacas para chegar em conclusões pós-keynesianas". Se tivesse um link ou algo do tipo seria legal3) Tem algum material (ou link) de Henry George? Tinha curiosidade de ler algo dele em português.Obrigado

    ResponderExcluir
  2. >Parece que o Shackle é bem niilista mesmo, ele diz isso numa entrevista (http://mises.org/journals/aen/shackle.asp). Quanto ao Marx, eu tentei ler O Capital, mas achei horrível... A linguagem é muito ruim, creio que é uma herança maldita de Hegel. Achei um artigo do Rothbard que fala disso e cita o próprio Shackle (http://mises.org/journals/rae/pdf/RAE3_1_3.pdf).Valeu pela resposta!

    ResponderExcluir
  3. >esse sobre a invasão hermeneutica não é exatamente sobre o shackle, é sobre um pessoal austriaco na george mason university que flertava com a aplicaçao do metodo hermeneutico na teoria economica...sobre marxismo, esse do rothbard tambem é legal... http://mises.org/daily/3769

    ResponderExcluir